sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Zoladex e consulta à enfermeira da hormonoterapia

Esse mês de outubro tenho tido diversas consultas e tratamentos. Hoje foi com a enfermeira Verônica para dar início ao tratamento da hormonoterapia. Tomarei o zoladex mensalmente e será no mesmo local da quimio (tratamento infusional). Espero nunca mais fazer quimioterapia na vida, mas curiosamente, o local do tratamento é um lugar no qual me sinto bem, foi bom ter ido recordar. Melhor ainda iniciar uma nova etapa.

A enfermeira Verônica me recebeu para tirar as dúvidas. Disse que o Zoladex pode fazer com que a minha glicose aumente, engorde. Pode ser que aconteça ou não. Ela me explicou também que a minha menopausa é um pouco diferente, pois o zoladex diminui o estrogênio, mas não os outros hormônios. Claro que quando o estrogênio diminui, a progesterona cai um pouco, mas a progesterona de uma menopausa forçada está em um nível maior do que a menopausa natural.

Se algum dia viajar por mais de um mês terei de pedir autorização ao plano para tomar essa injeção em outro lugar. Essa injeção custa de mil a dois mil reais, então só com o plano de saúde mesmo. Foram essas perguntas que fiz.  Meu medo era ficar com aparência de uma mulher de 50 anos, ela disse para tirar isso da cabeça. Normalmente, as meninas que ela atende tiram de letra a hormonoterapia.

Ah! disse também que posso consumir bebida alcoólica, pois não interfere nos efeitos dos remédios, só, claro, respeitar o meu fígado que já foi muito sobrecarregado de tantos remédios. Tentar ter uma vida mais saudável.

 Perguntei também sobre o risco de osteoporose no futuro, já que li muitos relatos. Ela disse que se eu tiver uma alimentação saudável, prática de exercícios e um acompanhamento médico regular, não tem porquê ficar preocupada com isso, visto que isso vai além de hormônios, está relacionado à genética e os tratamentos estão cada vez mais avançados.

Tomei a injeção foi rápida e sem dor, pois dão uma anestesia local para não ficar dolorido. A agulha do remédio é super grossa. A enfermeira me explicou que o local da injeção pode ficar um pouco endurecido, mas depois passa e só devo retirar a fita com a gaze que fica em cima da picada da agulha amanhã , pois pode sair muito sangue. O tratamento é super rapidinho, ainda bem.O próximo será dia 20/11. Espero que em outubro de 2020 esteja tomando esse remédio pela última vez.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página