quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Consulta ao geneticista e Cookie

Ontem fui ao geneticista, que trabalha na clínica Origen, uma clínica muito boa na Barra. A consulta era com o médico Bruno Monteiro, um médico muito atencioso , que tentou explicar tudo direitinho, abriu até uma apresentação de power point para que tudo ficasse bem claro.

Ele me disse que toda quimio tem risco de tornar a pessoa infértil, umas são de alto, médio e baixo risco. Como não sabia bem o nome dos remédios que tomei, não deu para saber qual é o risco. Como já sabia, falou que o congelamento de óvulos deveria ter sido feito antes da quimio. Hoje em dia, demora-se quinze dias depois de fazer o congelamento para poder começar a quimio. Está cada vez mais rápido para não colocar a vida das pessoas em risco. Expliquei para ele que na ocasião não tinha cabeça para fazer o congelamento, não era prioridade.

Falou também que o risco mesmo era a quimio, a hormonoterapia não representa risco à minha fertilidade, pelo contrário, o zoladex até protege. A única coisa é que depois que parar esses remédios, pode ser que meu corpo fique um pouco preguiçoso e demore a voltar um pouquinho ao normal. Já terei 39 anos que não é uma idade maravilhosa para uma gravidez.

Ele me passou alguns exames, disse que só poderei fazer esse congelamento , caso os exames mostrem que não fiquei infértil. Achei bem ético. Decidi então não ver isso agora, já que não fiz no momento certo e agora não faz mais diferença, resolvi fazer isso depois , quando tiver uns 35 ou 36, congelo para garantir que poderei engravidar aos 40 , pois é um procedimento muito caro, custa 12.500,00; os remédios de 5.000,00 a 8.000,00 e ainda tem que pagar 660,00 por semestre para a manutenção do congelamento. Mesmo com tudo isso, não é garantido.

Ele falou também que, caso fique infértil, ainda posso fazer fertilização com óvulos doados. Mesmo não sendo a genética da mãe, a ligação do filho com ela na gestação faz que seja tão mãe quanto. Há muitos estudos novos nessa área. Achei bem interessante e adorei a clínica Origen. Eles tem um cuidado enorme com os pacientes, vi que oferecem ajuda psicológica para os casais que não conseguem engravidar. Torço para que chegue logo o dia em que isso seja oferecido para todos nos hospitais públicos .

Hoje também ganhei um presente da minha mãe, um cachorro chamado Cookie. Bem levinho e pequenino para não sobrecarregar meu braço rss.

Um comentário:

Total de visualizações de página