sábado, 5 de dezembro de 2015

Radioterapia e cansaço

Já fiz 15 sessões de radioterapia e o cansaço, como já era esperado, começou a bater. Segunda e terça fiquei com bastante preguiça, sem muito ânimo. Quarta e quinta não senti muito o corpo reclamar, fiz tratamento; encontrei uma vizinha e colega de trabalho que está pegando meus contracheques; encontrei uma amiga; fiz esteira e janta ( nada difícil), mas quando chegou sexta fiquei muito cansada, o dia todo em casa. O cansaço é menor do que o da quimio, mesmo assim, tem que ir um pouco mais devagar, respeitando os limites do corpo. Sinto muito sono quando saio da radio, principalmente, quando estou no carro, não sei se tem alguma explicação. Finalmente, cheguei na metade do tratamento, agora é a parte um pouco mais puxada. Foco no término!!!

Por enquanto, a pele está um pouquinho mais vermelha. Ainda faço compressas, compressas e mais compressas de camomila. Uma chatice! Estou começando a não aguentar sentir o cheiro da camomila, sei que faz parte. rs

Esses dias também uma amiga veio perguntar a minha opinião sobre a fosfoetanolamina. Não sou da área médica, só tenho lido um pouco mais sobre o câncer. Acho ingênuo as pessoas acharem que terá uma substância que curará todos os tipos de câncer e os laboratórios não querem isso, porque lucram com a doença.Fora que o governo e os planos de saúde gastam muito no tratamento. Será que não seria interessante para eles essa substância? Acho ingênuo, porque o câncer não é apenas uma doença e existem muitos tratamentos para cada tipo e razões diferentes e misteriosas para cada tipo. O de mama também tem tipos diferentes.

Outra coisa que acho também é que há muitos avanços na área oncológica. O câncer de pulmão tem evoluído bastante, pelo que li,  o de pâncreas já pode ser diagnosticado pelo exame de sangue, fora o de mama e o de próstata, que já li que foram os que mais evoluíram. Só que as pessoas acham que não há sucesso no tratamento oncológico, ou há pouco e resolveram acreditar que não vai haver mais doença , quando essa substância for liberada. Um oncologista até disse que impedir que células danificadas sejam produzidas pelo corpo ou um remédio anti câncer, é quase impossível, pode ser um dia.

Ao menos, fiquei feliz de saber que o Ministério da Ciência e Tecnologia liberou 10 milhões para que as pesquisas continuem. Como paciente oncológica, acho meio chato as pessoas dizerem:" você sabe que já encontraram a cura do câncer, né?! Mas os laboratórios não querem, parece aquele tipo de coisa que todos os leigos gostam de se achar pesquisadores científicos. No mais, torço para que remédios, substâncias, ajudem o combate ao câncer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página