sábado, 17 de outubro de 2015

Tomografia e Consulta com a enfermeira da radioterapia

Sexta fui fazer a tomografia, depois tive uma consulta com a enfermeira da radioterapia Juliana.
A enfermeira Juliana me passou todas as orientações para o início da radio. Terei de me proteger muito do sol, hidratar a pele 3 vezes ao dia, fazer compressa de chá de camomila na região, beber bastante líquido e ficar com uma marcação em formato de cruz durante todo o tratamento.Falou para não usar sutiã, disse para ela que seria impossível isso, daí ela liberou que use apenas sutiã sem armação de metal. Disse que a minha pele deve estar bem limpa antes de irradiá-la. Falou também que poderei ficar com sono e cansada com a radio, nada comparado à quimio.

Antes da consulta, fiz a tomografia, tive um pouco de dificuldade em fazer esse exame, pois tinha que levantar o braço e o meu braço  não está fácil de esticar (já estou procurando a drenagem linfática pós operatória). Chamaram a Lilian, a minha médica radioterapeuta fofa, para ajudar a esticar o meu braço; ela chegou com o sorriso de sempre e me chamando de "amore". Consegui realizar o exame, apesar dessa parte chatinha que é de ficar com os braços levantados e parados, enquanto você entra em uma máquina, esse exame é bem rápido. Conversei com a Lilian sobre encher mais o expansor. Ela disse que se enchesse mais , teria de fazer outra tomografia. As palavras dela me deixaram um pouco apreensiva, pois não tinha decidido ainda se encheria mais ou não. Perguntei a opinião dela, ela acha que já encheu bem, mesmo assim fiquei bem confusa.

Mandei mensagem para o meu cirurgião plástico, querendo que me dissesse que já foi enchido bastante e que poderia começar a radio sem que comprometesse a reconstrução, porém ele disse que quanto mais encher, tem chance de ter um resultado estético melhor.

 Fiquei um pouco preocupada e chateada, pois o meu medo é que a reconstrução não fique tão boa e eu me arrependa depois por não ter expandido mais, em contrapartida, queria começar logo a radio, pois seria menos uma coisa e também achei chato atrasar a radio e ter de fazer outra tomografia , pois a marcação da tomografia é importante na hora de irradiar, então se a pele expandir, terá de ser feita outra marcação.

Ontem estava muito estressada, meio triste por todas essas dúvidas. Mandei um email para a Lilian e ela super delicada me respondeu, me deixando muito tranquila, disse para expandir mais um pouquinho e que não tem problema em fazer outra tomografia na semana em que o meu médico voltar. Fiquei um pouco mais animada, pois ela me ajudou a resolver.

A minha menstruação ainda não desceu, só deu sinal domingo passado, mas sinto como se estivesse prestes a menstruar. Ando um pouco sensível esses dias. Sei que o pior já passou e essas questões estéticas também melhorarão com o tempo, mas estou um pouco sem paciência. Sim, sou um ser humano!

Hoje fui ao Jardim Botânico com uma amiga e sua filhinha desestressar.

Marcação da radioterapia













































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página