domingo, 12 de junho de 2016

Carta para Juliana

"Há duas formas para viver a sua vida: uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre."

Acho que a minha experiência com o câncer me fez olhar menos para trás, talvez tenha sido um jeito que encontrei de passar de forma mais leve. Mas quando você sabe que uma amiga sua também passará por tudo isso, é inevitável que as lembranças fiquem mais fortes.

Sempre que vou ao Frei Luiz, fazer o meu tratamento espiritual, me olho no espelho do banheiro, e é muito forte em mim a lembrança das vezes que estive lá, me olhei sem cílios e sobrancelhas. Quando estou naquele banheiro, me pego ainda encantada e acho que foi um ensinamento importante, ver coisas tão banais, como cílios e sobrancelhas , de forma esplendorosa.

Também me lembro de quando fui à loja de perucas experimentar pela primeira vez, odiei. Desci da loja com muita raiva por estar passando por tudo aquilo. Daí fiquei pensando que tinha apenas duas escolhas: ver o lado bom que era poder comprar uma peruca ou morrer de tanta raiva. Permita-se sim, ter raiva, mas depois de um tempo para que ela não seja tóxica, procure sempre ver o lado bom. Espero que eu consiga exercitar sempre isso na minha vida.

Antes de o meu cabelo cair, achava que jamais iria me olhar no espelho sem a peruca. E não é que não foi assim?! Acho que se ver sem cabelo , de alguma forma, fortalece a sua auto - estima, como se você se aceitasse, se tolerasse da forma mais espontânea possível . Hoje depois de meu cabelo estar em um tamanho razoável, sinto-me como se ninguém pudesse me derrubar com ofensas. Ah! quando acabaram as quimios e meu cabelo começou a crescer, quando me sentia desanimada, olhava para o meu cabelo e pensava, não posso desanimar agora.

Sei que muitas coisas irá aprender sozinha, há momentos em que ficamos mesmo mais reflexivos, acredito que faça parte de tudo isso, mas tenho certeza de que quando acordar sentindo-se bem, irá valorizar mais cada segundo de seu dia. O câncer me ensinou muito a ser grata. Há dias em que a gratidão não cabe em mim.

Desejo - te um feliz renascimento e conte comigo sempre.


Um comentário:

  1. É a vida nos ensinando a sermos melhores a cada dia. A primeira vez que fui ao Frei, fui buscando novos horizontes, novos ensinamentos e logo de cara me apaixonei por aquele mundo de energia boa. Sabe quando você sente "aqui é meu lugar"? Assim que me senti. E fiquei. Virei evangelizadora de crianças e amava aquela vida com os pequenos! "Perdia" Meus Domingos de sol para ensinar a doutrina espírita kardecista para crianças de 5 anos. Muitas pessoas me criticavam e falavam que estava perdendo meu tempo, mas não estava. Tentávamos passar valores, respeito e amor ao próximo e eles aprendiam rápido. Não sei Pq cargas d'Água acabei me distanciando do que me acrescentava.
    Sempre ouvia a mesma frase lá dentro "as pessoas vêm aqui pelo amor ou pela dor". Eu fui pela primeira vez por amor e depois de muitos anos voltei pelo amor e pela dor.
    Receber a notícia que você tem câncer não é fácil, mas descobrir que você tem uma amiga que passou pelo que você passará e está linda, curada e melhor como ser humano, te faz ter esperança e acreditar que tudo dará certo, Pq vai realmente dará.
    Não sei se você sabe, mas acredito que 70% da minha força de encarar de frente veio de você. Os dias que passamos conversando sobre a doença, Meus medos e curiosidades me aliviam e me fazem saber que é possível. O bem que você tem me feito é algo que ficará guardado em mim até o resto dos Meus dias em forma de gratidão. Sou espírita e acredito que tudo tenha um motivo. Em momento algum tive raiva de Deus ou perguntei o Pq disso estar acontecendo comigo. A doença me reaproximou Dele e aumentou a minha fé. Passarei por tudo, terei altos e baixos e vou guardar o lado bom disso tudo. Talvez não consigam enxergar lado bom dessa doença, mas vejo mais pontos positivos que negativos. Meus cabelos não caíram, mas já quis raspar Pq achei que sofreria. Não é que eu gostei? As pessoas elogiaram mais a minha careca que minha peruca! Talvez eu até use minha careca qualquer dia por aí... quem sabe?
    Obrigada pela carta, pelos conselhos, pelo carinho, pelo apoio e principalmente pela amizade. Meus dias têm sido mais leves graças à você também.
    Então vamos lá, em busca de dias melhores, em busca da cura.
    Meus cabelos saíram, mas meu sorriso no rosto continuará SEMPRE!
    Gratidão.

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página